domingo, 1 de maio de 2011

Promoção da Saúde e Cuidados com o Corpo:
Trabalhando a Relação Profissional x Cliente


          Este trabalho surgiu devido a uma demanda cada vez maior acerca do  tema envolvendo atividade física e promoção da saúde, mais especificamente no que diz respeito ao papel do profissional, seja do educador físico, fisioterapeuta ou de áreas afins, e a qualidade da relação com o seu aluno, cliente ou paciente.

         Objetivos:
  •  promover a conscientização dos profissionais ligados à áreas associadas ao cuidado com o corpo, sobre a importância da integração mente e corpo em suas práticas diárias;
  • identificar e potencializar habilidades individuais no trabalho com o seu cliente;
          É importante pensar e discutir sobre o lugar de cada um nesta relação. Qual é o limite e a qualidade da aproximação entre o profissional e o cliente? Envolve distância física ou algo além?

          Quando o indivíduo é visto apenas como um corpo que se movimenta mecanicamente, estará sendo ignorada boa parte de sua constituição psicofísica. A aproximação questionada acima tem a ver com o lado emocional e singular de cada um, tanto do profissional quanto do seu cliente. A relação entre estes deve possibilitar a proximidade com a realidade psicofísica do cliente. Assim, a partir do momento que esse profissional ousar olhar ao redor de seu campo de conhecimento, estará exercendo uma postura transdisciplinar, favorecendo a qualidade do seu atendimento.

          Desta forma, deve-se estar atento às alterações psicológicas da pessoa diante de determinadas atividades físicas propostas, pois o que cerca o seu aluno, cliente ou paciente não é apenas o seu corpo, mas o conjunto de relações que este produz. Pensar apenas no movimento do corpo, considerando o exercício físico de forma generalizada, acaba por ignorar o aspecto individual de cada pessoa. Para isso, é importante que os profissionais que cuidam diretamente do corpo levem em consideração as diferentes dimensões da pessoa que é atendida em seu contexto de trabalho e assim se instrumentalizem para promover ações integrais e humanas.

          Nesse sentido, uma atitude transdisciplinar, entre a psicologia, a educação física e áreas afins, se faz necessária para entender o indivíduo como um ser biopsíquico, integrando corpo físico e psíquico, e estabelecendo uma possível conexão com as relações psicoafetivas e as singularidades que entram em cena neste processo. Perceber as possibilidades e os limites individuais, por meio da fala, ou pelas atitudes corporais, significa a existência de uma consciência transdisciplinar, urgente na atualidade.

Proposta de trabalho de consultoria sobre o tema proposto:

  • 1 encontro semanal de 1 hora de duração em consultório (Campinas / São José);
  • atendimento individual ou em grupo; 
  • a dinâmica do trabalho consistirá de atividades psicoterapêuticas e de experimentação corporal.

Público alvo: educadores físicos, fisioterapeutas e áreas afins.


Mais informações:

(48) 9921-6270
issmailpsi@gmail.com